Equipe

Bia Crespo

Produtora e Roteirista | Fundadora, curadora e consultora de projetos na TDC

Roteirista e produtora com 10 anos de carreira, Bia Crespo escreveu 9 longas-metragens para cinema e 3 séries para TV e streaming. Sua especialidade são comédias familiares e melodramas como os filmes A Sogra Perfeita e 10 Horas Para o Natal, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e do Prêmio ABRA de Roteiro na categoria Infanto-Juvenil. Participou da sala de roteiro da série Rensga Hits!, com estreia prevista para 2022 na Globoplay. Bia é responsável pela ideia original dos longas Férias Trocadas e Caindo na Real, dos quais também assina os roteiros, ambos previstos para serem lançados em 2022/23, e atualmente trabalha em duas comédias românticas para streaming. É sócia-fundadora da TDC Conteúdo, onde coordena desenvolvimento e comercialização de projetos de novos roteiristas. É membro da ABRA e da Academia Brasileira de Cinema.


Autores colaboradores

Ray Tavares

Roteirista colaboradora

RAY TAVARES é autora e roteirista. Possui três livros publicados pela Galera Record, “Os 12 Signos de Valentina” e “Confidências de Uma Ex-Popular”, ambos com os direitos vendidos para produtoras, e “Heroínas”, além de "Carta aos Astros", publicado pela MapaLab e "Hacker" e "O Natal dos Neves" pela Amazon, somando mais de 50 mil exemplares vendidos. No Wattpad atingiu a marca de mais de 4 milhões de leituras em todas as suas obras e foi vencedora do prêmio Wattys de Voto Popular. Desenvolveu ainda “Judas”, um audiodrama de thriller, formato inédito no Brasil, e “OTP - Um Par Perfeito”, audiobook de romance, ambos pela Storytel. Atualmente, escreve o seu quarto livro para a Galera Record, "As Vantagens de Ser Você". No audiovisual, cursou “Formação de Roteiristas” e “Oficina de Séries Para a TV” pela Roteiraria, e seu primeiro projeto, “Robin”, foi vencedor do melhor pitching e segundo melhor roteiro de piloto no FRAPA2019. Atuou como roteirista na terceira e quarta temporadas da sitcom infantil Bugados e atualmente desenvolve uma série teen em parceria com a Conspiração, para canal ainda não anunciado. Além disso, também participa do desenvolvimento e sala de roteiro de outros projetos ainda não anunciados, com as produtoras Boutique, Sentimental Filmes e Scriptonita.

Dario Pato

Roteirista colaborador

Dario Pato é graduado em Audiovisual pela ECA – USP, onde formou-se com um roteiro de longa metragem infantil. Escreveu e dirigiu diversos curtas metragens, dentre eles os premiados Arco Íris e o Final Feliz. Foi assistente de roteiro na O2 Filmes, roteirista na Scrip Filmes e trabalhou com pesquisa no Departamento de Desenvolvimento Artistístico da Rede Globo. Foi finalista do concurso NETLAB com um projeto de comédia, finalista do Lab ROTA 2019 com um projeto de ficção científica e finalista do Lab ROTA 2020 com um projeto juvenil. Atualmente é roteirista na TDC Conteúdo e tem projetos de série e longa-metragem com direitos cedidos e em desenvolvimento para a Boutique Filmes e Glaz Entretenimento. É roteirista em dois longas-metragens de Bia Crespo em produção para a Paris Entretenimento e integra uma sala de roteiro de série para a Conspiração Filmes. Paralelamente, é cocriador de um podcast com temática LGBTQIA+, o Bocast.

Juan Jullian

Roteirista colaborador

Juan Jullian tem 26 anos, é formado em Relações Internacionais pela PUC-Rio, escritor publicado pela Galera Record e autor roteirista do quadro fixo da TV Globo, onde desenvolve série original. Seu primeiro livro, Querido Ex, passou 100 dias como o título LGBT mais vendido da Amazon Brasil, sendo relançado em 2020 pela Galera Record. A obra foi indicada a premiações de melhor livro de 2020 pela Revista Capricho e pela Revista TodaTeen e a sequência, "Maldito Ex", estreou na lista dos mais vendidos da Revista Veja.

Charlie Droves

Roteirista colaboradora

CHARLIE DROVES é roteirista, natural de Porto Alegre e mora em São Paulo capital desde 2019. Roteirizou os curtas Tamagotchi (2018), Dublê (2019) e Em caso de fogo, pegue o elevador (2020), ganhador do prêmio de melhor comédia romântica no Festival de Cinema Cômico do Rio 2021. É formada em roteiro audiovisual pela Roteiraria, pelo Centro Cultural Barco e pela escola Fluxo, e em produção pela AIC-SP (2019). É finalista do concurso OEI Novos Roteiros (2020), com o roteiro de curta-metragem O Pai no Céu, e do concurso Histórias Para Unir o Brasil (2021), com o argumento da série de ficção Alter da Terra. É semifinalista do Prêmio Cabíria (2021) com o argumento infantojuvenil Heroínas das Estrelas. É assistente e colaboradora de roteiro em um longa de comédia (Elo Company / TeleCine - 2021) e roteirista em uma série de ficção cômica (Orla Filmes / Prime Box Brazil - 2021).

Pedro Riera

Roteirista colaborador

Roteirista, autor e diretor, mineiro de Itajubá, mora em São Paulo desde 2009 onde se formou em Comunicação Social pela FAAP (2013). Começou no programa Comédia MTV (temporadas 2011-2012). Participou de salas de roteiro em projetos como: Mal Me Quer, Escola de Gênios, Amigo de Aluguel, Vizinhos, As Micro Aventuras de Tito e Muda, Que Monstro Te Mordeu? e Clube da Anittinha. Em não-ficção, foi roteirista das séries Canal da História (TV Futura), As Protagonistas (Cine Brasil TV) e foi colaborador de roteiro da série Mil Dias (History). No cinema, colaborou no roteiro do longa-metragem de comédia Dissonantes (em finalização – direção de Pedro Amorim) e já teve um roteiro autoral selecionado para o importante Laboratório Novas Histórias (2017) – na categoria infanto-juvenil. Em 2019, dirigiu seu primeiro curta-metragem documentário como diretor: Meio Filme de Família. Meio Filme de Viagem. Também tem duas peças de teatro publicadas e fez parte da diretoria da ABRA entre 2021 e 2022. Foi selecionado pela Comissão Fulbright em 2022 para a bolsa de Mestrado em Roteiro na Universidade Chapman (EUA).

Chris Salles

Roteirista colaboradora

Chris Salles é formada em Letras Inglês pela UFF e especialista em Literatura Infanto-juvenil pela mesma universidade além de possuir curso de roteiro na AIC. Em 2013 começou a escrever suas histórias na plataforma Wattpad onde, em 2015, ganhou dois prêmios na categoria "Histórias mais populares". Tem mais de 6 milhões de leituras na plataforma, o que chamou atenção da Editora Planeta, que publicou seu livro "O diário Internacional de Babi" em 2016. Também participou como jurada pré selecionando contos em inglês do Concurso The Handmaid’s Tale (O conto da Aia) feito pelo Wattpad em conjunto com a Hulu que teve a curadoria final de Margaret Atwood. Em 2017, integrou o time de autores da antologia Mundos Paralelos, organizada pela Revista Mundo Estranho, da Editora Abril. E foi convidada pela Rede Globo para palestrar na Flip na programação juvenil da Flip Zona sobre a relação entre literatura e plataformas digitais. Em 2019 publicou o livro new adult “E agora?” para o clube de assinaturas PS.

Clara Savelli

Roteirista colaboradora

Clara Savelli escreve desde que se lembra por gente e quando começou a publicar suas histórias na internet, não parou mais. Autora publicada pela editora Intrínseca, ela também conta com mais de 4 milhões de leituras em plataformas como Wattpad e Sweek e mais de 750 mil páginas lidas na Amazon (dados de set/21). Formada em Direito e Relações Internacionais, Clara também é mestre e doutoranda em Ética e Filosofia Política, sempre dando um jeito de conectar seus estudos com seu amor pelos livros. Clara é originalmente do Rio de Janeiro, mas mora em São Paulo com seu namorido e seu vira-lata caramelo, Fred. Ela começou a enveredar pelo universo audiovisual em 2020, pensando em novas formas de contar suas histórias. Neste pouco tempo, já foi selecionada para rodada de negócios do ROTA, do FRAPA e fez um pitch internacional no projeto Young Screenwriters.


Camila Sodré

Roteirista colaboradora / Selecionada no Lab51 1a Edição

Camila Sodré é graduada em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em comunicação empresarial pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente cursa sua segunda especialização, dessa vez em influência digital, também pela UAM. Autora de romances voltados ao público adolescente e jovem adulto, é dona de uma comunidade online com quase 10.000 leitores e tem dois livros publicados pela PS.: Edições: "Todos os Canais Levam a Amsterdã" (2018) e "À Milésima Vista" (2020); além do audiolivro "Até Parece Fanfic" (2020), escrito a convite da plataforma Storytel. Começou sua jornada pelo audiovisual em 2020, com o curso "Formação de Roteiristas", da Roteiraria. Desde então, foi selecionada para rodadas de negócio do FRAPA e como finalista da primeira edição do laboratório de desenvolvimento de projetos Lab 51, parceria do Writer's Room 51 com a TDC Conteúdo.

Laura Barzotto

Roteirista e produtora colaboradora / Selecionada no Lab51 1a Edição

Laura Riolfi Barzotto é formada em Audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em produção e roteiro. Seu projeto "Queima de Estoque", um filme e série de suspense em coautoria com Pedro Brito, foi selecionado para o Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro do Writer's Room 51 + TDC Conteúdo (Brasil, 2021), recebendo mentoria de Bia Crespo. Seu projeto de longa documentário "Trama", co-dirigido com Bruna Sarubo, foi selecionado para o Grupo de Desenvolvimento de Documentários do Projeto Marieta, conduzido por Alice Lanari (Democracia em Vertigem) e Paula Sacchetta (Verdade 12.528).

Pedro Brito

Roteirista colaborador / Selecionado no Lab51 1a Edição

Pedro Brito é roteirista formado em administração e audiovisual na USP. Fez um intercâmbio na Beijing Film Academy (China), onde aprofundou seus estudos de direção e roteiro. Em 2020, foi roteirista em uma série para público jovem adulto da produtora Vietnã Filmes em parceria com a produtora Coração da Selva. Em 2021, foi semifinalista do FRAPA com o piloto de série Fronteira.

Guilherme Martins

Roteirista colaborador / Selecionado no Lab51 2a Edição

Guilherme Martins é formado em Publicidade e Propaganda pela ULBRA – RS. Escreveu e f foi indicado a Melhor Websérie para Stories no Rio Webfest 2018 por “Marcos” (comédia/crime). Em 2019 venceu na categoria Melhor Drama com o roteiro “Saco de Pancada” no Hollywood Just4Shorts. Em 2020 foi semifinalista no Sundance Episodic Lab e finalista no Screenplay Contest de Los Angeles com o piloto “Morto Por Dentro” (comédia ácida/terror). Teve os curtas “Tudo Passa” (drama) e “O Que Fazemos Depois de Morrer” (comédia/terror) produzidos em 2020. Participou do concurso My Røde Reel 2020 com o curta “I Remember When They Left” (drama/sci-fi). Em 2021 foi menção honrosa no Festival Script+ com o roteiro Delivery (comédia/feel-good). Ainda em 2021 teve seu livro de estreia “Os Fantasmas de Lídia”, publicado pela Editora Ronin.



Andrea Yagui

Roteirista colaboradora / Selecionada no Lab51 1a Edição

Andrea Yagui é formada em Audiovisual pela USP e tem pós-graduação em Marketing & Comunicação Publicitária pela Cásper Líbero. Trabalhou por 12 anos como redatora de tv e produtoras. Em 2017, concluiu o certificado de Screenwriting da UCLA Extension em Los Angeles e estagiou no departamento de desenvolvimento das produtoras Bold Films (Drive, Nightcrawler, Whiplash) e Wise Entertainment (East Los High, The Asphalt Kiss). De volta ao Brasil, foi professora na Academia Internacional de Cinema, na pós-graduação em roteiro do Senac e da FAAP. Prestou consultoria de roteiro para vencedores do edital FunCultura (ES), em projetos diversos da Boutique Filmes e para ganhadores do edital PROAC (2019 e 2020). Foi assistente e roteirista colaboradora da série Cidade Invisível (Pródigo/Netflix) e em minissérie TBA (O2/Globoplay). À pedido da Netflix, criou um curso de formação de assistentes de roteiro para jovens profissionais contratados nas diversas salas da platatorma. Como roteirista, desenvolveu projetos de séries e longas para Clube Filmes e Boutique Filmes.



Guilherme Demaria

Roteirista colaborador / Selecionado no Lab51 2a Edição

Finalista do prêmio Melhor Personagem do Concurso de Roteiros de Curtas do V ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual (2021) com “Dodo”. Selecionado para o Lab 51 com a TDC Conteúdo para desenvolvimento do projeto de série “Splash” (2021). Formado como Roteirista pela Roteiraria (2019). Mestre em Direito pela UFSC (2014). Apaixonado por séries. Atualmente integra o coletivo de roteiristas negros Drible Narrativo onde desenvolve curtas e projetos de série.



Ulysses Amorim

Roteirista colaborador / Selecionado no Lab51 2a Edição

Formado como roteirista pela Escola Roteiraria (2019); Roteiro Avançado pela INC-Instituto de Cinema (2018); Dramaturgia pela Escola Livre de Teatro (2012); Artes Cênicas pelo Senac (2010); Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (2007). Integra o Grupo de Pesquisa AP43 de Cinema e o Coletivo Drible Narrativo composto por Roteiristas Negros. Escreveu “Vira-Lata”, curta-metragem em fase de finalização. Selecionado para o Lab 51 ( Laboratório de Desenvolvimento de Projetos do Writer 's Room 51 com a TDC Conteúdo) e pelo Laboratório Negras Narrativas por projetos de séries distintas. Escreveu “Adentro”, peça teatral em cartaz no ano de 2011.

Ana Luíza Colman

Roteirista colaboradora / Selecionada no Lab51 3a Edição

Formada em Produção Audiovisual, Ana Luíza Colman tem passagens pelo teatro e pelo jornalismo, mas se dedica a estudar roteiro desde 2018. Nesse período soma mais de 10 cursos em escolas conceituadas como o Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS, Academia Internacional de Cinema - AIC e Roteiraria. Em 2021 foi selecionada para a rodada de negócios do 1° Bac Lab com a série de animação "A Lenda de Grilo" e em 2022 foi finalista do 3º LAB 51 x TDC Conteúdo com o longa-metragem “De Repente Irmãs”.





Giulianna Palumbo

Roteirista colaboradora / Selecionada no Lab51 3a Edição

Giulianna Palumbo é natural de São Paulo. Aos 29 anos, carrega por aí os diplomas de Design Gráfico e Letras, que a possibilitaram trabalhar no ramo de produção literária nos últimos dez anos. Em 2019, trabalhou como roteirista da segunda temporada do doc-reality Autênticas, exibida pelo canal GNT e, em 2021, roteirizou e produziu a série em formato de áudio Surto-Circuito (uma parceria com o selo de podcasts do Mídia Ninja). Autora de 4 livros, já roteirizou vídeos para o canal de cultura pop Foquinha e atualmente escreve para o site Mina Bem-Estar, fundado pela apresentadora Angélica. Foi finalista do prêmio Selo ELAS Cabíria-Telecine em 2021, e participou de duas edições do LAB51: como semi-finalista em 2021 e finalista em 2022.

Letícia Fudissaku

Roteirista colaboradora / Selecionada no Lab51 3a Edição

Roteirista formada em Rádio, TV e Internet (Faculdade Cásper Líbero). Seu roteiro Alternativa D foi selecionado no Laboratório Novas Histórias, no Festival GUIÕES (Portugal) e no Concurso de Roteiros do FRAPA. Foi assistente de conteúdo na Paris Entretenimento por quase dois anos e fez parte da equipe de roteiro da segunda temporada de Cidade Invisível (Netflix).





Jorge Rodrigues

Roteirista colaborador / Selecionado no Lab51 3a Edição

Alagoano graduado em Publicidade e Propaganda, Jorge Rodrigues possui formação livre em roteiro pelo Centro Cultural Barco e pela Escola Roteiraria. Em 2015, foi selecionado para a Oficina de Qualificação de Projetos para as TVs Públicas – PRODAV em Recife. Em 2020, escreveu a web série “Amor e Tantas Lutas”, indicada ao Rio Webfest. No mesmo ano, foi semifinalista do Laboratório de séries da 4ª edição do ROTA e foi selecionado para o Grupo de Desenvolvimento de narrativas de ficção do Projeto Marieta. Foi Assistente de Roteiro em um projeto de série contemplado pela lei Aldir Blanc da Bahia e Roteirista Colaborador da série "Segredos Tropicais". Atualmente, faz parte do time de Branded Content do SBT, onde desenvolve projetos de conteúdo para marcas.


Quem já passou por aqui

Ricardo Santos

Roteirista colaborador

Ricardo Santos Sant’Anna é formado pelo curso superior de Audiovisual da ECA-USP, onde foi produtor, roteirista e/ou diretor de alguns curtas e de um piloto de websérie de comédia. Em 2017, participou da curadoria do Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo, o Kinoforum. Em 2018, representou a faculdade no Globolab, laboratório da Rede Globo para roteirização de vídeos da campanha da temporada “Vidas Brasileiras” da Malhação, criou o Cineclube Queer e o 1º Levante Negro do Audiovisual da ECA-USP. Além disso, fez intercâmbio acadêmico no Reino Unido por um semestre. Em 2019, foi selecionado com o projeto CORPOS para dois laboratórios, o Griô em Curitiba e o Rota no Rio de Janeiro, onde ganhou o prêmio de melhor pitching de projeto de série pelo júri oficial. Também em 2019, foi produtor do curta-metragem Apneia, em fase de finalização. Em 2020, foi monitor da disciplina Dramaturgia Audiovisual I, ministrada pelo roteirista e diretor Roberto Moreira no curso de Audiovisual da ECA-USP.

Junia Lemos

Roteirista colaboradora

Pós-graduada em Roteiro para TV e Cinema pela FAAP e graduada em Direito pela USP. Técnica em Interpretação, Produção e Design Técnico Dramático pelo INDAC. Professora no curso de Produção Executiva no Instituto de Cinema. Seu roteiro de Longa-Metragem “Antes Que Viremos Fumaça” foi argumento semifinalista no Laboratório de Argumentos do ROTA/2018 e foi selecionado no LABGUIÓN Colômbia/2020 com apoio IBERMEDIA. Foi finalista do Concurso de Pilotos de Série do FRAPA/2020 com a comédia “Lâne & Eli” e ficou em segundo lugar no Prêmio Cabíria com o mesmo projeto. Venceu a categoria Melhor Pitching tanto no FRAPA quanto no ROTA 2020. Como produtora, já trabalhou em projetos de ficção, documentário, curtas, longas e seriados, de diversas empresas do setor, como Aurora Filmes, Prosperidade Content, Primo Filmes, Mar Filmes e Paranoid Filmes.

Ana Squilanti

Roteirista colaboradora

Ana Squilanti é escritora e roteirista. Pós-graduada em Jornalismo e Produção Transmídia pela Faculdade Cásper Líbero, fez inúmeros cursos em escrita, documentário e direção, incluindo o Programa Cinematographos de Estudos de Cinema, da Casa Guilherme de Almeida, e o CLIPE, Curso Livre de Preparação do Escritor, da Casa das Rosas. Criou a série documental transmídia “Diário de Bairro” selecionada para o COLab (Laboratório de Convergência Audiovisual) da SPCine, participou da criação do quadro “¼” do Programa Bem Estar, da Rede Globo, e gravou e dirigiu o documentário independente “mais que um corpo” (2019). Realiza pesquisa e colaboração para a série “Mexericos de Candoca”, criada por Bia Crespo. Costuras para fora (Editora Nós, 2019), ganhador do Edital de Estreantes da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, é seu primeiro livro. “Dê pouca água aos cactos”, conto do Costuras para fora, foi roteirizado e gravado na EBAC.

Tiago de Carvalho

Roteirista colaborador

Radicado em São Paulo, Tiago de Carvalho é formado em Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduado em Roteiro para Cinema e Televisão na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). De 2016 a 2019, atuou no departamento de desenvolvimento na RT Features. Assina a produção de desenvolvimento do filme Alemão 2, dirigido por José Eduardo Belmonte. Entre março de 2019 e 2020 desempenhou a função de curador de projetos de séries e filmes na produtora e distribuidora Elo Company. É criador do podcast Teorias Nada Conspiratórias, em que faz análises e compartilha impressões sobre cinema, televisão, videogame, sociedade e música, dentre outros temas. Como roteirista desenvolve dois projetos de série de comédia e um filme de terror.

Isabella Gebara

Roteirista colaboradora

Isabella Gebara é estudante do quarto ano de Audiovisual da ECA-USP, onde já trabalhou com roteiro e direção de arte. Foi selecionada para participar da noite de Kino de 2018 do festival internacional de curtas metragens de São Paulo com o curta "Instante decisivo" e no primeiro semestre de 2020 realizou um intercâmbio para Carlos III de Madrid. Atualmente trabalha na produção e apresentação do podcast Soju entre amigas.

Camila Florio

Roteirista colaboradora

Camila Florio é roteirista, dramaturga e atriz. É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP) e formada pela escola de Arte Dramática (EAD). Aluna da pós-graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da Fundação Armando Alvarez Penteado (FAAP), iniciou seus estudos para roteiro em 2017, enquanto já trabalhava profissionalmente na dramaturgia de espetáculos teatrais. Em 2018, foi contemplada com o Proac Primeiras Obras, para desenvolver o texto Diálogos sobre a Loucura que estreou o ano seguinte. Também como dramaturga, escreveu os espetáculos Tinto (2016) e Hamlet (2017) e foi dramaturga assistente do espetáculo Apagamentos (participante da Amostra Ocupação Museu Ipiranga). Atualmente, é semifinalista Rota- Festival de Roteiro Audiovisual com um projeto de série de ficção.Como atriz realizou diversos trabalho no teatro,, audiovisual e na publicidade entre eles os espetáculos: Voar (2014), A Procura de Emprego (2015), Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias (2017) e o Canto do Cisne (2015).